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Notícia publicada no dia: 24/08/2016

Confiança do consumidor atinge maior nível desde janeiro de 2015

O índice que mede a confiança do consumidor subiu pelo quarto mês seguido e passou de 76,7 para 79,3 pontos de julho para agosto, atingindo o maior nível desde janeiro de 2015, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Operador de Caixa e consumidor (Foto: Hosana Morais/G1)Confiança do consumidor melhora em agosto. (Foto: Hosana Morais/G1)

Pelo segundo mês seguido, o grau de satisfação dos consumidores com a situação atual aumentou. O Índice da Situação Atual (ISA) subiu 3,8 pontos, atingindo 69,5 pontos em agosto, o maior desde setembro passado (69,8 pontos).

As expectativas também melhoraram. O Índice de Expectativas (IE) avançou 1,6 pontos, atingindo 86,9 pontos, o maior desde dezembro de 2014 (87,2 pontos).

Nas quatro classes de renda pesquisadas foi registrado aumento da confiança. A melhora mais expressiva ocorreu entre os consumidores com renda familiar entre R$ 2.100,01 e R$ 4.800,00 -  o índice de confiança aumentou 5,2 pontos em agosto.

Para os consumidores com renda familiar inferior a R$ 2.100, a confiança cresceu 3 pontos em agosto e acumulou 50% menos do que a faixa citada anteriormente.

“Aproximadamente 90% da alta da confiança dos consumidores nos últimos quatro meses anteriores foi determinada pela melhora das expectativas. Em agosto, no entanto, a maior contribuição veio do aumento da satisfação com a situação presente, um sinal favorável, considerando que houve uma melhora na percepção dos consumidores tanto em relação ao mercado de trabalho quanto à situação financeira das famílias“, disse Viviane Seda Bittencourt, Coordenadora da Sondagem do Consumidor, por meio de nota.