Notícias

Voltar

 

Notícia publicada no dia: 26/05/2016

Três coisas que você precisa saber antes de abrir um negócio

 

 

 

Brasil Econômico

Realizar o sonho de abrir um negócio é bastante emocionante. O problema é que quando você se torna responsável por um empreendimento, você também se torna responsável por cumprir uma série de obrigações, que vão desde cuidar das estratégias de marketing até atrair clientes. 

Para tocar um empreendimento, é necessário planejamento porque fornecedores e funcionários terão de ser pagos ao mesmo tempoiStock
Para tocar um empreendimento, é necessário planejamento porque fornecedores e funcionários terão de ser pagos ao mesmo tempo

Finanças é um aspecto do negócio cujo entendimento é vital. Você precisa conhecer seus números. Quais são as suas vendas? Despesas fixas? Projeções? Suas finanças vão mostrar o quão saudável é o seu negócio. Por isso, é importante que você conheça três habilidades financeiras valiosas, que podem garantir o sucesso do seu empreendimento.

1. Seja realista sobre os preços

Quando você está montando um empreendimento pela primeira vez, descobrir quanto você vai cobrar pelo seu produto ou serviço pode ser um desafio, explica a colunista do site Motto, Courtney Spritzer.

"Quando meu parceiro e eu começamos nosso negócio estávamos tão ansiosos em conseguir clientes novos que trabalhavamos duro para não deixar nenhum deles decepcionado. O que aprendemos com o tempo, contudo, é que alguns clientes demandam mais tempo do que outros para serem atendidos, e que precisávamos ter maior controle sobre nossa margem bruta por cliente. Para fazer isso, pedimos aos nossos funcionários que eles avaliassem quanto tempo levavam para atender cada cliente. Foi assim que percebemos que alguns dos nossos maiores clientes não eram tão lucrativos quanto alguns clientes que eram menores".

2. Saiba quanto você pode pagar

Fluxo de caixa é a quantidade de dinheiro que está entrando e saindo do seu negócio. Para tocar um empreendimento, você precisa pagar aluguel, fornecedores e funcionários ao mesmo tempo. Isso significa que você tem que ter uma quantia razoável de dinheiro em mãos. Cartões de crédito vão ajudá-lo a ganhar tempo, mas você terá que pagar as contas no fim.

"Nunca me sinto confortável em gastar mais do que um negócio pode pagar. Descubra com que rapidez seus clientes pagam as dívidas deles e considere dar a eles incentivos para que quitem suas dívidas rapidamente. Durante esse período, tente manter as despezas a um nível mínimo. Conseguimos confiar no nosso fluxo de caixa para executar nosso negócio por causa das condições de pagamento que negociamos com os nossos clientes. Todos os nossos clientes são obrigados a nos pagar em 30 dias. Assim, sabemos quando podemos esperar o pagamento, o que nos permite tomar decisões com base na quantidade de dinheiro que vamos receber. Além disso, podemos negociar os pagamentos junto a fornecedores e funcionários quando sabemos que temos a quantidade certa de dinheiro em nossa conta bancária.

3. Mantenha as contas organizadas

Quando você se torna um empreendedor, deve criar o hábito de manter todas as despesas e receitas organizadas. Quando seu negócio crescer e se tornar mais rentável, é recomendável que você contrate um contador para manter todas as despesas e fluxo de caixa sob controle, e até mesmo fornecer aconselhamento fiscal estratégico.

Gerir as finanças do seu negócio pode parecer uma tarefa difícil, mas compreender a economia da sua empresa é a chave para que ela tenha um crescimento saudável.