Notícias

Voltar

 

Notícia publicada no dia: 12/05/2015

PMEs investem parcela menor do orçamento em inovação, diz CNI

Uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta terça-feira (11) mostra que as empresas de grande porte investem uma parcela maior de seus orçamentos em inovação do que as pequenas e médias. Segundo o levantamento, 37,5% das grandes empresas investem mais de 5% de seu orçamento em inovação, enquanto 21,7% das PMEs fazem o mesmo.

A pesquisa aponta ainda que as pequenas e médias empresas são maioria entre as que investem uma parcela menor de seu orçamento em inovação. Entre as grandes corporações, 10% investem 3% e 5%, enquanto 27,5% destinam entre 1% e 3%.  Já no grupo das PMEs, 16,7% das empresas investem entre 3% e 5% e a maioria, ou 31,7%, reservam um percentual entre 1% e 3%.

O estudo da CNI foi feito com líderes de 60 pequenas e médias empresas e de 40 grandes. Entre os entrevistados, a maioria, com 57%, disse que pretende “aumentar” ou “aumentar muito” os investimentos. Outros 39% afirmaram que a tendência é permanecer como está.

Para aumentar a capacidade de inovação das empresas, os entrevistados apontaram que é preciso simplificar tributos e conectar empresas a universidades e a centros e pesquisa e desenvolvimento. Os empresários também indicaram a necessidade de investir em educação e facilitar a importação de equipamentos e tecnologia.

Questionados sobre como consideram o grau de inovação da indústria brasileira, 54% dos empresários entrevistados responderam que ele é “baixo” e outros 8% responderam “muito baixo”. 35% afirmaram “nem alto, nem baixo” e apenas 3% classificaram como “alto”.