Notícias

Voltar

 

Notícia publicada no dia: 20/03/2015

Filho não é mais dependente. Como declarar seu imóvel e carro?

"Meu filho fez 24 anos no ano passado e neste ano fará declaração sozinho, pois não é mais meu dependente. Como proceder com seu imóvel e carro que estão na minha declaração?"
 
Resposta: Primeiro observe se seu filho realmente não pode mais constar como seu dependente no Imposto de Renda. Se ele cursar ensino técnico ou ensino superior, ele poderá ser seu dependente inclusive no ano em que completar 25 anos. 
 
No entanto, pode não valer a pena, se ele tiver rendimentos, pois a cobrança de impostos pode ser mais alta. Sempre faça o teste incluindo o dependente e não incluindo, para ver de que forma a declaração fica mais favorável a você, ou seja, qual o modelo que o fará obter mais restituição ou pagar menos imposto.
 
Mas, se ele realmente não for mais seu dependente, tudo o que pertencer a ele deverá constar na própria declaração dele. Rendimentos, despesas, bens e direitos, dívidas.
 
Sem seu filho como dependente em sua declaração, informe apenas o que pertence a você e aos demais dependentes, se houver. Com a retirada do dependente da declaração, não é necessário esclarecer nada com relação aos bens desse ex-dependente.