Notícias

Voltar

 

Notícia publicada no dia: 13/03/2015

Vendas no comércio crescem 0,8% em janeiro, mostra IBGE

As vendas do comércio varejista brasileiro voltaram a ter resultados positivos e cresceram 0,8% no primeiro mês de 2015, em comparação com dezembro de 2014, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No último mês do ano passado, o setor havia mostrado queda de 2,6%.

Na comparação com janeiro do ano passado, a alta foi de 0,6%, a mais baixa para o mês desde 2003, quando o varejo recuou 4,5%. Em 12 meses, o indicador tem alta de 1,8%.

De dezembro para janeiro, aumentaram as vendas de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (12,3%); móveis e eletrodomésticos (2,4%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,4%) e tecidos, vestuário e calçados (1,3%). 

Na mesma base de comparação, caíram as vendas de material de construção (-0,1%);  veículos e motos, partes e peças (-0,5%); livros, jornais, revistas e papelaria (-0,6%); e outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,7%).

Quando os dados são comparados com o mesmo período do ano anterior, o desempenho por setor fica diferente. Cresceram as vendas de outros artigos de uso pessoal e doméstico (4,7%); equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (19%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (5%), entre outras.

Tiveram queda os setores de móveis e eletrodomésticos (-3,1%); livros, jornais, revistas e papelaria (-10,4%); e tecidos, vestuário e calçados (-0,7%).