Notícias

Voltar

 

Notícia publicada no dia: 03/10/2014

Cinco alvos para o empreendedorismo de alto impacto

Muito do sucesso dos empreendedores se deve a uma intuição privilegiada e energia acima da média para superar obstáculos. Meu foco é apresentar cinco temas que precisam ser atacados ao longo do crescimento do negócio, independentemente do talento nato do empreendedor. 

1) Modelo de negócio inovador
Inicie com a pergunta: quem é o meu cliente? Visite os locais em que ele realiza as compras, entenda seus hábitos de consumo e em que aspectos a sua demanda não é atendida. Faça uma pesquisa de mercado e veja quais nichos não são atendidos. 

2) Cultura organizacional
Uma empresa é o conjunto de gente correndo atrás de resultados. O time precisa ter uma razão muito forte para fazer a diferença na rotina da empresa. Como o trabalho e a empresa fazem sentido para a vida do colaborador? Onde quero chegar em 10 ou 15 anos? Quais os valores que pautam a rotina? 

3) Sistema de Gestão orientado a resultados
Simplesmente entenda e execute o que o professor Vicente Falconi ensina sobre formulação estratégica, desdobramento de metas e gerenciamento da rotina. Como empreendedor de alto impacto, é seu dever patrocinar as metas estabelecidas, a execução das ações de melhoria, ações corretivas em caso de desvios – o método PDCA. 

4) Formação do time
O empreendedor deve estruturar um processo em que atingir cada meta seja um ciclo de aprendizado. Deve-se oferecer os recursos (conhecimento e treinamento) e o estímulo para que o time melhore cada vez mais. Investir em formação de time de ponta garantirá o crescimento do seu negócio. 

5) Boas práticas de governança corporativa
Lembre-se que alinhamento e objetivo em comum são fundamentais. Boa governança é equilibrar os interesses em prol do crescimento e perpetuação do negócio. Procure se informar no www.ibgc.org.br sobre boas práticas de governança como contrato social e acordo de acionistas, não importando o tamanho da sua empresa.

DIÁRIO CATARINENSE